CONVIDADOS
ADRIANA SANDRE
São Paulo University, São Paulo
PhD Professor at FAUUSP, graduated in Architecture and Urbanism (2018) and Biological Sciences (2010) from USP, with a technical course in Landscaping from Senac (2009). Coordinator of the "Mariposa" project at FAPESP, she works in the areas of landscape planning and ecology, nature-based solutions and green infrastructure.
AGUINALDO FIRMINO
Subprefeitura do Itaim Paulista, São Paulo
Formado em Comunicação Social e MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político, é jornalista e gestor de políticas públicas em periferias. Atuou como assessor parlamentar, conselheiro tutelar, conselheiro estadual dos direitos das crianças e chefe de gabinete em cinco subprefeituras de São Paulo
ALEXANDRE MODONEZI
Secretaria Municipal de Subprefeituras de São Paulo, São Paulo
Formado em Filosofia com especialização em Ética pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV. Atua há mais de 17 anos na gestão pública, tendo ocupado cargos de chefia em órgãos como a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), IPEM, Procon-SP, SME e DAEE.
ANA PAULA KOURY
Mackenzie Presbyterian University and São Judas University, São Paulo
Professora em pós-graduação e graduação de Arquitetura e Urbanismo, com doutorado pela FAUUSP e pós-doutorado na USP. Atua como bolsista do CNPq e consultora em diversas iniciativas acadêmicas e conferências internacionais, incluindo Habitat III. Membro ativo de comitês e grupos de pesquisa, coordena o Laboratório Itaim Paulista e participa de projetos de extensão com universidades. Publica em revistas renomadas.
ANDERSON PAULO RUDKE
Universidade Federal de Minas Gerais, Ubá
Graduado em Engenharia Ambiental pela UNIR (2015), mestre pela UTFPR (2018) e doutor pela UFMG (2023), com intercâmbio na Universidade de Harvard. Atualmente, é pós-doutorando na UFMG e professor colaborador da UTFPR, com experiência em sensoriamento remoto, geoprocessamento e mudanças ambientais.
ANGÉLICA BENATTI ALVIM
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Arquiteta e Urbanista (Belas Artes de São Paulo, 1986), Mestre e Doutora pela FAU/USP (1996; 2003). Professora Titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ex-diretora da FAU Mackenzie (2016-2023). Líder do Grupo de Pesquisa Urbanismo Contemporâneo e bolsista CNPq nível 1D, com atuação em urbanização, sustentabilidade e mobilidade urbana.
ANTONIO EDUARDO GIANSANTE
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá (1980) e em Física pela USP (1981), com mestrado (1985) e doutorado (1993) em Engenharia Civil pela USP. Professor titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e convidado na Université de Metz e Politécnico di Bari, atua em recursos hídricos, saneamento e sistemas de informação geográfica. Responsável técnico na Giansante Engenharia, elaborou mais de 50 projetos e Planos Municipais de Saneamento Básico.
BALAJI NARASIMHAN
Indian Institute of Technology Madras, India
Hidrólogo com mais de 15 anos de experiência em modelagem hidrológica. Trabalha no desenvolvimento de Sistemas de Drenagem Sustentável em Chennai pelo Departamento de Ciência e Tecnologia. Atuou no projeto CLIMARICE sobre variabilidade climática e impactos na produção de arroz na bacia do Cauvery. Coordena o Plano de Gestão da Bacia do Rio Ganges e desenvolveu um sistema de previsão de enchentes para Chennai.
BEATRIZ CODAS
Geasa Engineering, São Paulo
Mestre em hidráulica e saneamento, com especialização em infraestrutura verde pela ONU, é sócia e diretora da GEASA ENGENHARIA LTDA há 25 anos. Com ampla experiência em projetos de desenvolvimento urbano sustentável, liderou mais de 40 iniciativas focadas em manejo sustentável das águas, destacando a aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Atuou como consultora nas prefeituras de Juiz de Fora e Joinville, desenvolvendo planos de drenagem e implementando Jardins de Chuva em várias cidades, em parceria com organizações como WRI Brasil e C40. Também capacitou equipes de secretarias em Campinas, Salvador e Curitiba para promover e replicar práticas de infraestrutura verde.
BEATRIZ OLIVEIRA
Fundação Oswaldo Cruz, Piauí
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, é colaboradora da FIOCRUZ e pesquisadora em saúde pública no Piauí, com foco na exposição a agentes químicos e seus efeitos na saúde, especialmente na saúde infantil relacionada à poluição atmosférica e mercúrio. Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em vigilância epidemiológica e avaliação de risco.
BRUNA COSTA VIEIRA
Aeronautics Institute of Technology, São Paulo
Engenheira Florestal pela Universidade de Brasília; Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica/ITA e Especialista em Recursos Hídricos pelo Instituto de Geociências/UnB. É aluna de Doutorado do ITA, tendo concluído em 2024 um Estágio na Universidade Tecnológica de Hamburgo/TUHH, na Alemanha, onde trabalhou com a temática de modelagem hidrológica e Soluções baseadas na Natureza para o planejamento de cidades resilientes.
CAMILA LORENZ
Universidade de São Paulo, São Paulo
Bióloga pela UFPR, com mestrado e doutorado pela USP em mosquitos neotropicais e filogenética, fez pós-doutorado em epidemiologia pela USP. Foi pesquisadora visitante em Harvard e no Natural History Museum de Londres. Atua em estudos evolutivos e epidemiológicos, com ênfase em malária e arboviroses. Atualmente, é analista de dados na Secretaria de Saúde de SP e pós-doc no Instituto de Estudos Avançados da USP.
CAMILA MORENO DE CAMARGO
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
Pós-doutora pelo IAU USP, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), com mestrado (2010) e doutorado (2016) pela USP. É Presidente do CAU/SP e coordenadora da Rede ATHIS no Interior Paulista. Atuou como professora e consultora na Fundação Escola de Sociologia e Política de SP, além de ser Conselheira estadual do CAU SP. Membro dos grupos de pesquisa SAGGEM e LEAUC, com foco em habitação de interesse social e planejamento urbano.
CARLOS LEITE
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Graduado em Engenharia Agrícola-Ambiental e Arquitetura e Urbanismo, com mestrado e doutorado pela FAU/USP. Professor e Diretor da FAU Mackenzie, foi Visiting Scholar em Columbia e UC Berkeley. Atua em Urbanismo Social e Desenvolvimento Sustentável, coordenando o Grupo de Pesquisa Cidades Inclusivas e Saudáveis. Autor de livros e consultor em instituições multilaterais.
CARLOS MAURICIO DA FONSECA GUERRA
Ministério do Meio Ambiente, Brasil
Formado em Arquitetura e Urbanismo (UFPE, 2006) e Mestre em Engenharia Civil (POLI/UPE, 2017), possui 22 anos de experiência em meio ambiente e planejamento urbano, com ênfase em sustentabilidade e políticas habitacionais. Atuou como Secretário Executivo de Sustentabilidade do Recife e Superintendente de Conservação da Biodiversidade de Pernambuco, além de participar da organização de eventos internacionais e projetos de captação de recursos.
CARLOS TUCCI
Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Recursos Hídricos, o professor é colaborador no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e titular na FEEVALE. Foi presidente de importantes comitês editoriais e atua em consultoria. Com experiência em modelagem e gestão de recursos hídricos, recebeu o International Hydrology Prize em 2011.
CATHRIN ZENGERLING
University of Freiburg, Germany
Possui experiência em planejamento internacional e desenvolvimento urbano sustentável. Desde agosto de 2019, dirige a cátedra júnior "Transformação para Sistemas de Energia Sustentáveis" e o grupo de pesquisa "Pegadas Urbanas", financiado pela Fundação Volkswagen. Foi pós-doutora na HafenCity University Hamburg (2015-2019), no programa de mestrado em Eficiência de Recursos em Arquitetura e Planejamento. Antes disso, atuou como advogada no escritório Günther Rechtsanwälte em Hamburgo (2011-2015), focando em energia, construção e direito ambiental.
CHRISTINA PETERS
Office of the German Research Foundation , Germany
É doutora em História do Brasil pela Freie Universität Berlin, Alemanha, e possui um diploma (equivalente ao Mestrado) em Ciências Culturais pela Universität des Saarlandes, Alemanha. De 2012 a 2015, foi diretora do Escritório de Ligação da Freie Universität Berlin em São Paulo. Depois disso, trabalhou na Fundação Alexander von Humboldt e no Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em Bonn, Alemanha. No DAAD, gerenciou a rede de Centros Alemães de Pesquisa e Inovação (DWIH). Ela se juntou à Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) em 2020 e atualmente é diretora do Escritório da DFG para a América Latina, localizado em São Paulo, Brasil.
CHRISTOPHER MAIDMENT
University of Reading, Berkshire
Ingressou na Real Estate & Planning em agosto de 2019 como palestrante em planejamento, focando em elaboração de planos e profissionalismo. Ele é membro credenciado do Royal Town Planning Institute (RTPI) e já atuou como docente na Anglia Ruskin University e como Planning Policy Officer no Bassetlaw District Council. Chris obteve seu doutorado na University of Sheffield, onde estudou como o "interesse público" é compreendido e suas variações na elaboração de planos, explorando estudos de caso em Central Lincolnshire e no Peak District National Park com métodos qualitativos.
CLEVERSON PEREIRA DE ALMEIDA
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Graduado em Estatística e Matemática pela UnB, com mestrado e doutorado na mesma instituição. Professor no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Pró-reitor de Extensão e Cultura. Tem experiência em Psicologia do Trabalho, pesquisa sobre gestão do trabalho e saúde, e ocupou diversos cargos administrativos na instituição.
CRISTIANO PRESTELO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Professor Adjunto no Departamento de Ciências Atmosféricas da UFRN, com doutorado em Meteorologia pelo IAG/USP. Coordenador de projetos sobre mudanças climáticas na América do Sul e membro do Grupo Consultivo do CMIP. Foi Chefe do Departamento de 2019 a 2023 e tem pós-doutorado pelo IAG/USP. Atua em climatologia e computação avançada, além de colaborar em grupos de pesquisa diversos.
DANIELA BEMFICA
International Water Association, Lisboa
Bacharel em Engenharia Civil e mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Atualmente, atua como Diretora de Programas Estratégicos e Engajamento no Secretariado da International Water Association (IWA), supervisionando programas como Inclusive Urban Sanitation e Climate Smart Utilities. Anteriormente, foi Diretora Geral do Departamento de Águas Pluviais da Cidade de Porto Alegre, onde gerenciou o financiamento de projetos de águas pluviais e residuais em larga escala.
DANIELLA LUCAS RICHARDS BRONZONI
Mackenzie Presbyterian University, São Paulo
Arquiteta e urbanista formada pelo Mackenzie, com especialização em Desenho Ambiental e mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Atuou como professora na Universidade Nove de Julho e na FIAM-FAAM, além de ter contribuído para a legislação de Habitação Social e o Código de Obras de São Paulo. Atualmente, é Assessora Chefe de Edificações Institucionais na Secretaria de Licenciamento.
EDUARDO GONÇALVES GRESSE
University of Hamburg, Germany
Pesquisador sênior e coordenador do projeto Synthesis no Cluster de Excelência CLICCS da Universität Hamburg. Co-fundador do Instituto Terroá e editor adjunto da Revista Ambiente e Sociedade. Atua em desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, com foco em governança e adaptação sustentável. É co-editor do Hamburg Climate Futures Outlook e membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP.
FELIPE CONTIER
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Professor de Teoria e História da Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2009) e doutor pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2015). Pesquisa a arquitetura brasileira dos anos 1960, com destaque para a contribuição teórica de Sérgio Ferro. É co-organizador de livros e vice-líder do grupo de pesquisa Historicidades. Também atua na preservação de acervos de arquitetura e urbanismo, sendo membro da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.
FELIPE CHIARELLO
Mackenzie Presbyterian University, São Paulo
Advogado com mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP, foi Secretário Municipal de Educação de São Vicente e teve diversas atuações em conselhos e comitês da CAPES-MEC. Atualmente, é Professor Titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro de várias academias e comitês. Possui experiência em Direito do Estado, com foco em Direito Administrativo, Constitucional e Ética. É Doutor Honoris Causa pelo UDC.
FERNANDO FRANCO
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1986) e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas (2005) pela USP. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor Associado do Instituto ZeroCem e consultor em políticas públicas e projetos urbanos para órgãos multilaterais e do terceiro setor. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (2013-2016) e presidente da SP Urbanismo. Diretor do URBEM (2011-2013 e 2017-2019) e sócio-fundador do escritório MMBB Arquitetos. Colaborou com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1996-2012).
FILIPE FALCETTA
Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo
Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2010), mestre e doutor em Engenharia Civil - Hidráulica e Energia, respectivamente, pela USP (2015 e 2020). Atualmente, é pós-doutor em políticas públicas e drenagem urbana pela USP (2024) e pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) desde 2014, focando em Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente.
FERNANDO RAMOS MARTINS
Federal University of São Paulo, São Paulo
Bolsista de Produtividade em Pesquisa, é docente adjunto na UNIFESP, onde coordena o curso de Ciência e Tecnologia do Mar e já chefiou o Departamento de Ciências do Mar. Com formação em Física e doutorado em Geofísica Espacial, sua pesquisa foca em energia renovável, modelagem numérica e sensoriamento remoto. Colabora com diversas instituições e revisa periódicos de destaque na área.
GIANPAOLO SMANIO
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP e Graduado em Direito pela USP. Atualmente, é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da UPM. Foi Diretor da Faculdade de Direito (2020-2024) e Coordenador do PPGDPE (2013-2020) na UPM, além de Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo (2016-2020). Tem experiência nas áreas de Cidadania, Políticas Públicas e Direito Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico e Interesses Difusos.
GUY BRASSEUR
Max Planck Institute for Meteorology, Hamburg
Graduado em Física (1971) e em Telecomunicações e Eletrônica (1974) pela Vrije Universiteit Brussel, onde também obteve doutorado em Física. Trabalhou no Belgian Space Institute e, em 1988, ingressou no National Center for Atmospheric Research (NCAR) nos EUA. Foi diretor do Max Planck Institute for Meteorology e do German Climate Computing Centre. Fundou o Climate Service Center Germany e atualmente é chefe do grupo de pesquisa em modelagem ambiental no MPI-M e professor honorário da Universidade de Hamburgo. Membro da Academia Europaea desde 2000.
ILAN KOREN
Weizmann Institute of Science, Israel
Ilan Koren é professor de Ciências da Terra e Planetárias no Instituto de Ciências Weizmann, especializado em física de nuvens, precipitação e interações oceano-atmosfera dentro do contexto climático. Sua pesquisa abrange estudos teóricos de equações diferenciais não lineares, simulações numéricas de dinâmica de nuvens, análise de dados de satélite, medições de campo e trabalho teórico sobre sensoriamento remoto e transferência radiativa.
IVAN MAGLIO
Política e Planejamento Ambiental, São Paulo
Pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (1974), especialização pela Tufts University (1993), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Realizou pós-doutorado no IEA USP em Cidades Globais (2021). Atualmente, é diretor técnico de gerenciamento ambiental e consultor em planejamento ambiental, com ênfase em planejamento territorial e urbano, avaliação ambiental e mudanças climáticas.
JEAN TAVARES
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal
Graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Sanitária/Recursos Hídricos e doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos, o convidado possui pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é professor no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando nos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Civil, além de integrar o quadro docente de dois programas de mestrado voltados à gestão de recursos hídricos.
JOHANNES WAHNER
Consulado da República Federal da Alemanha, São Paulo
JONATHAN MOTA DA SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com mestrado e doutorado em Ciências Atmosféricas pela USP, o convidado realizou pós-doutorado em instrumentação hidrometeorológica na USP e na Holanda. Atualmente, é professor adjunto na UFRN, onde coordena o Laboratório de Hidrometeorologia e Modelagem Ambiental (LHeMA). Atua como orientador nos cursos de pós-graduação em Ciências Climáticas e Engenharia Civil e Ambiental, com pesquisas focadas em hidroclimatologia, recursos hídricos e mudanças climáticas.
JOSÉ LUIZ ATTAYDE
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Ecologia, o convidado é professor titular no Departamento de Ecologia da UFRN, onde desenvolve pesquisas em limnologia, focando em redes alimentares e ciclagem de nutrientes em lagos tropicais. Com passagem pela UFMG, atua em projetos de impactos ambientais e orienta no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e no de Engenharia Civil e Ambiental. Também é membro de associações científicas e revisor de periódicos internacionais.
JOSÉ ARMÊNIO DE BRITO CRUZ
Secretario Adjunto na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1978-1982), é sócio fundador do Escritório Piratininga Arquitetos Associados (1984-2016) e professor de Projetos na Escola da Cidade. Atuou na Comissão Nacional de Incentivos Culturais (2014-2016) e foi presidente do IAB-SP e vice-presidente do IAB Nacional. Desde 2021, é Secretário-adjunto da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo.
JUDITH HOELZEMANN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Professora Associada na UFRN, Judith Hoelzemann é especialista em Química e Física da Atmosfera. Graduada em Geofísica pela Universidade de Colônia, doutorou-se no Instituto Max Planck de Meteorologia. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Química e Física da Atmosfera e leciona nos programas de graduação e pós-graduação da UFRN. Membro ativo de diversas comissões internacionais, pesquisa qualidade do ar, aerosóis atmosféricos e modelagem ambiental. Tem experiência em colaborações com instituições de pesquisa no Brasil e na Alemanha.
JULIANA PELLEGRINI
Studio Symbios, São Paulo
Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie (2000) e mestre pela FAUUSP (2022), com foco em Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Possui mais de 20 anos de experiência em arquitetura e consultoria no Brasil e Londres, incluindo trabalhos com Calatrava e Foster & Partners. É cofundadora do Studio Symbios, uma consultoria de Environmental Design.
KIRSTY CARDEN
University of Cape Town, África
Kirsty Carden é graduada em Química (1984) e mestre em Ciências Aplicadas em Engenharia Civil (2006) pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT). Com mais de 30 anos de experiência em gestão da qualidade da água, é pesquisadora na UCT desde 2004 e atualmente é Diretora do instituto Future Water. Concluiu seu doutorado na UCT em 2012, focando na sustentabilidade na gestão de águas urbanas na África do Sul.
LEILA MARTINS
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná
Graduada em Química pela Universidade Estadual de Londrina e doutora em Ciências (Meteorologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, onde lidera o grupo de Poluição Ambiental e o Laboratório de Análises em Poluição do Ar. Atua em pesquisa na USP e na UEL, com foco em emissões antrópicas, qualidade do ar e controle da poluição atmosférica.
LEANDRO GIATTI
Universidade São Judas, São Paulo
Biólogo, doutor em Saúde Pública, professor no Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pesquisador no Instituto de Estudos da Avançados/USP, coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade – ProASaS/USP.
LEONARDO HOINASKI
Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina
Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC, com mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental pela mesma instituição. Tem experiência em ciências atmosféricas e análise de dados, com foco em modelagem de dispersão de poluentes, monitoramento da qualidade do ar e modelagem estatística. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr).
LINO AUGUSTO SANDER DE CARVALHO
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Graduada em Física pela UFMG, com mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, focando em produtos híbridos e modelos Bio-Ópticos aplicados a águas da bacia Amazônica. Tem interesse em processamento de imagens de satélite, monitoramento ambiental e propriedades ópticas de corpos d'água, com aplicações em Limnologia e Geociências.
LIZA ANDRADE
Universidade de Brasília, Brasília
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, com mestrado e doutorado pela UnB, é professora associada e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB. Coordena cursos de especialização e residência multiprofissional, além de liderar grupos de pesquisa focados em assessorias sociotécnicas em comunidades tradicionais e na relação entre água e ambiente construído. Atuou em representações no CONSAB/DF e participa de redes colaborativas em urbanismo. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre habitat, ecossistemas urbanos e rurais, informalidade e agroecologia no DF.
LUCIANO ABBAMONTE DA SILVA
Universidade São Judas, São Paulo
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020) e atualmente realiza pós-doutorado na Universidade São Judas Tadeu, focando na resiliência urbana. É autor de trabalhos premiados e participa de grupos de pesquisa no CNPq, abordando temas como urbanismo contemporâneo, conforto ambiental e gestão do espaço urbano. Além disso, possui bacharelado em Artes Plásticas pela UNESP e tem formação em produção literária e musical.
MARCELO CORRÊA
Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais
Professor Titular e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (MG), o convidado é graduado em Meteorologia, com mestrado e doutorado pela USP, além de pós-doutorados na França e Espanha. Suas pesquisas focam em Meteorologia Física, mudanças climáticas, radiação ultravioleta, interações atmosféricas e expossoma. Líder do grupo de pesquisa "Expossoma, Meio Ambiente, Informação e Saúde (E+)", é membro de conselhos científicos e foi laureado com o "2021 Vichy Exposome Grant".
MARCIO WEICHERT
Os Centros Alemães de Pesquisa e Inovação, São Paulo
Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, o convidado possui especialização em Gestão Estratégica e capacitação em Liderança em Transferência de Conhecimento. Atualmente, é coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), com ampla experiência em relações institucionais, marketing e comunicação. Atuou por 7,5 anos na Alemanha e foi premiado pelo Ministério da Cultura em dramaturgia. Também integra o Conselho Cultural do Instituto Martius Staden.
MARCO TULIO DE CASTRO VASCONCELOS
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Bacharel em Ciências Econômicas (1987) e Ciências Contábeis (1991) pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado (1995) e doutorado em Controladoria e Contabilidade (1999) pela Universidade de São Paulo. É professor titular aposentado da UFPE, onde foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis, diretor do CCSA, diretor de controladoria e Pró-reitor de gestão administrativa. Desde fevereiro de 2020, é reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e atuou como membro e presidente da Junta patrimonial, Econômica e Financeira da Igreja Presbiteriana do Brasil até 2018.
MARCOS MONTEIRO
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, São Paulo
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie (1988), com pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da USP (1992) e MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). É professor de Estruturas de Concreto Armado na Escola de Engenharia Mauá e no Mackenzie, além de lecionar na pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros. Foi presidente da ABECE (2008-2010) e atualmente atua como conselheiro da associação. Recebeu prêmios do Instituto de Engenharia e da Fundação Maria Luíza e Oscar Americano.
MARIA BERNADETE SOUZA SENDER
Diretora de Águas e Desenvolvimento Sustentável
MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, a convidada é graduada em Psicologia pela Universidade de Havana, com mestrado e doutorado em Saúde pela UFSC. Atualmente, é Professora Adjunta e Coordenadora Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade Mackenzie. Editora-Associada da Revista Psicologia: Teoria e Prática, sua pesquisa foca em problemas emocionais e comportamentais na infância e adolescência, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. Foi presidente da ABECiPsi e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Mackenzie.
MARIA DE FÁTIMA ANDRADE
Universidade de São Paulo, São Paulo
Professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com Bacharelado (1983), mestrado (1986) e doutorado em Física (1993), todos pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado no California Institute of Technology (CALTECH) em 1994. Tem experiência em Geociências, focando em Poluição Atmosférica, química atmosférica e modelos de qualidade do ar. Já orientou 16 mestrados e 14 doutorados e é membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2021.
MARISE COSTA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Graduada em Direito e Serviço Social pela UFRN, com especialização, mestrado em Direito Público e doutorado em Urbanismo, a convidada realizou estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra. Foi Procuradora do Município de Natal e, desde 2013, é professora no Departamento de Direito Público da UFRN. Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, é autora de seis livros e diversas publicações acadêmicas sobre temas jurídicos e ambientais.
MARTIN KOHLER
Leuphana Universität, Lüneburg
Coordenador da ahoi.digital Network of Labs e pesquisador no CSTI, é professor de fotografia urbana na HafenCity University e leciona "Understanding Knowledge" na Leuphana University. Formado em Arquitetura Paisagística pela Universität Hannover, tem experiência em transferência de conhecimento transdisciplinar, computação criativa e cidade digital. Participou da organização de workshops internacionais sobre complexidade urbana em diversas universidades.
MARYAM IMANI
Anglia Ruskin University, Chelmsford
Professora associada de Engenharia de Sistemas Hídricos na Escola de Engenharia e Ambiente Construído da ARU. Engenheira civil credenciada e membro da Higher Education Academy. Foca em resiliência e adaptação da infraestrutura hídrica, infraestrutura verde e sistemas de drenagem sustentáveis. Tem interesse em modelagem computacional, aprendizado de máquina e algoritmos evolucionários em infraestrutura hídrica.
MOEMA HOFSTAETTER
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Doutora em Turismo e Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN. Graduada em Filosofia e com especialização em Ciências Sociais pela UFPR. Com mais de 20 anos de experiência, atua nas áreas de gestão de recursos humanos, coordenação de projetos sociais e empresariais, e planejamento urbano e regional. Foca em planejamento territorial, turismo rural, assistência técnica e extensão rural, gestão ambiental e energias renováveis.
MONICA M. HOSAKA
Municipal Green and Healthy Environment Program, São Paulo
Graduação em Farmácia e Bioquímica; Especialização em: Fitoterapia, Programação Neurolinguística, Gestão e Controle Ambiental em Serviços de Saúde, Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde Ambiental. Atualmente atua como coordenadora municipal do PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis de SP
MURTY BHALLAMUDI
Indian Institute of Technology Madras, India
Formado em Engenharia Civil, 1982, Universidade de Madras, Mestrado em Engenharia Civil, 1984, Instituto Indiano de Ciências, Ph.D. em Engenharia Civil, 1989, Universidade Estadual de Washington. Suas áreas de pesquisa de interesse: Modelagem matemática de fluxo e transporte em (I) Canais abertos, (II) Subsuperfície e (III) Tubulações
NATASA MANOJLOVIC
Hamburg University of Technology, Germany
Professora na Universidade Técnica de Hamburgo, Natasa Manojlovic possui doutorado em Engenharia Hidráulica, com a tese "Melhorando a Participação dos Moradores no Desenvolvimento de Cidades Resilientes a Inundações". Seus interesses de pesquisa incluem gestão de risco de inundações e resiliência a inundações, além de desenvolver cursos em Engenharia Hidráulica orientada para a natureza e proteção contra inundações. Atualmente, participa de projetos que buscam soluções de resiliência equitativas para integrar paisagens culturais e comunidades.
NELSON BRISSAC PEIXOTO
Pontifícia Universidade Católica, São Paulo
Graduado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com mestrado e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Universidade de Paris I Sorbonne, respectivamente. Atualmente, é professor assistente doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, focando principalmente em imagens e cidade.
NICO CALTABIANO
World Meteorological Organization, Geneva
Graduado em Oceanografia, com mestrado em Sensoriamento Remoto Oceânico e doutorado em Oceanografia pela Universidade de Southampton, o convidado atua atualmente no WWRP, onde oferece suporte a projetos como SAGE, PCAPS e InPRHA, além de colaborar com o Projeto TC-PFP e o Grupo de Trabalho de Assimilação de Dados. Com experiência anterior no Secretariado do WCRP e como Diretor Executivo Adjunto do Projeto CLIVAR, também foi Gerente de Projeto no Instituto Max Planck de Meteorologia, na Alemanha.
NILTON ÉVORA
Universidade Federal de São Paulo, Diadema
Graduado em Meteorologia e doutor em Ciências pela USP, o convidado é professor e pesquisador no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo. Leciona no curso de Graduação em Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada, além de atuar no Master Research Programme on Climate Change Marine Sciences do WASCAL. Coordena o Laboratório de Clima e Poluição do Ar, com foco nas emissões antrópicas e seus impactos nos processos atmosféricos, no clima e na qualidade do ar.
NINA VON SARTORI
Embassy of the Federal Republic of Germany, Brasília
PATRICIO GOMES MOREIRA
Coordenador Municipal PAVS-CAB-SMS.
PATRÍCIA BITTENCOURT
Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo
Engenheira mecânica com mais de 25 anos de experiência em sustentabilidade e ESG. Possui MBA em Sustentabilidade pela FIA Business School e certificação PMP. Atualmente, é gerente de sustentabilidade no Secovi-SP, liderando projetos de disseminação de conhecimento e engajamento no setor imobiliário. Participou da elaboração da ABNT PR 2030 sobre ESG e é idealizadora do curso "ESG: a Prática na Prática", capacitando profissionais na área.
PEDRO ALGODOAL
Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, São Paulo
Engenheiro civil na Prefeitura de São Paulo desde 1983, o convidado atuou na Secretaria de Infraestrutura Urbana como Diretor de Projetos de Drenagem e Superintendente de Projetos. Formado pela Escola de Engenharia Mauá e com especializações em hidrologia e drenagem, coordenou o Núcleo de Gestão Técnica do Comitê Gestor de Saneamento e o Plano de Drenagem da Bacia do Alto Tietê. Com publicações em congressos da ABRH, coordenou o Plano Diretor de Drenagem e, desde 2021, atua como consultor em drenagem urbana e infraestrutura.
PEDRO JACOBI
Universidade de São Paulo, São Paulo
Graduado em Ciências Sociais e Economia pela USP, com mestrado em Planejamento Urbano pela Harvard e doutorado em Sociologia pela USP, o convidado é Professor Titular Sênior do PROCAM da USP. Coordenou projetos sobre governança hídrica e mudanças climáticas, incluindo o Projeto Diretrizes e Planos para a Governança e Segurança Hídrica Adaptativa. Membro do ICLEI-América do Sul e do Instituto SARAS, e editor da revista Ambiente e Sociedade, tem uma significativa trajetória em pesquisa e docência nas áreas de meio ambiente e sociedade.
PETER FRÖHLE
Hamburg University of Technology, Germany
O chefe do Instituto de Engenharia Hidráulica da Universidade Técnica de Hamburgo-Harburg (TUHH) é especialista em engenharia hidráulica costeira. Sua palestra inaugural abordará "Pesquisa e Ensino em Engenharia Hidráulica". Na TUHH, a pesquisa foca no planejamento e operação de sistemas de engenharia hidráulica, incluindo proteção costeira e controle de erosão, enfatizando os impactos das alterações climáticas, proteção contra inundações, planejamento portuário e construção de usinas hidrelétricas.
RAFAEL BARRETO CASTELO DA CRUZ
São Paulo Urbanism, São Paulo
Engenheiro civil com formação multidisciplinar e diversas especializações, incluindo MBA em Gerenciamento de Obras e mestrados em Habitação e Engenharia Civil. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado na USP, focando em planejamento urbano sustentável e mobilidade. Professor em instituições como PUC-SP e FEI, atua na Secretaria Municipal de Urbanismo de São Paulo e participa da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável. Tem experiência em perícias e avaliações de estruturas urbanas.
RAQUEL FURTADO SCHENKMAN CONTIER
Instituto Brasileiro de Arquitetos, São Paulo
Arquiteta e Urbanista formada e mestre pela FAUUSP, é a presidente eleita do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (2023-2025) e Vice-Presidente Extraordinária de Relações Institucionais a nível nacional. Docente na PUC-SP, atuou no DPH da Prefeitura de São Paulo, onde coordenou projetos de conservação e foi diretora. Recebeu prêmios pelo Inventário Memória Paulistana e organizou uma edição especial da Revista do Arquivo Histórico Municipal. É conselheira do CAU-SP (2021-2023) e membro do ICOMOS-Brasil.
RENATA LIBONATI
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Doutora em Ciências Geofísicas pela Universidade de Lisboa, é professora adjunta do Departamento de Meteorologia da UFRJ e coordenadora do LASA. Pesquisadora colaboradora do Instituto Dom Luíz e do Centro de Estudos Florestais da Universidade de Lisboa, representa o Brasil no grupo de monitoramento climático da OMM. Recebeu o Prêmio Mulheres na Ciência América Latina pela 3M em 2023 e é pesquisadora CNPQ nível 2, com foco em monitoramento de incêndios por satélite e previsões de eventos climáticos extremos.
RENATA MOREIRA
Federal University of ABC, São Bernardo
Arquiteta urbanista com experiência em projetos habitacionais e urbanização de assentamentos precários, focada na gestão de riscos urbanos e saneamento. Atua em órgãos como o CONESAN e comitês de bacia hidrográfica. É professora adjunta e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Urbana na Universidade Federal do ABC, onde também investiga abastecimento de água e drenagem.
RENATA PRIORI LIMA
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha, com título reconhecido pela FAU USP, é professora na Universidade Paulista e realiza pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenadora de Curso e do Escritório Modelo da UNIP Campinas, recebeu prêmios por sua tese e atua em pesquisa sobre arquitetura sustentável e urbanismo contemporâneo.
RENATO ANELLI
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Arquiteto Urbanista pela FAU PUCC e Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, é Professor Doutor de Urbanismo na FAU Mackenzie. Pesquisa as redes de infraestrutura como estratégia urbanística para reduzir vulnerabilidades climáticas nas cidades brasileiras. Foi professor na USP até 2020 e atuou como Secretário Municipal de Obras em São Carlos. É co-líder do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil e participa da gestão do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. Publicou obras relevantes sobre arquitetura moderna e patrimônio histórico.
RENATO NALINI
Secretaria Executiva Municipal de Mudanças Climáticas, São Paulo
Bacharel em Direito pela PUCCamp, é mestre e doutor em Direito Constitucional pela USP. Iniciou sua carreira como promotor de justiça em 1973 e tornou-se juiz em 1976, sendo promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1993 e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2004. Foi corregedor-geral da Justiça e presidente do tribunal, aposentando-se em 2015. Após sua aposentadoria, foi secretário da Educação do Estado de São Paulo de 2016 a 2018. Recebeu a Ordem do Ipiranga e o grau de Comendador da Ordem do Mérito de Portugal.
RICARDO ALCÂNTARA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Graduado pela UFRN. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutor em Bioética pela UNB. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Direito Ambiental). Procurador da Fazenda Nacional.
RITA ALVES
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Professora titular no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua nos cursos de Geologia, Geografia e Engenharia Ambiental. Orienta no programa de pós-graduação em Sensoriamento Remoto e coordena o laboratório de Meteorologia e Qualidade do Ar. Trabalha com poluição atmosférica, modelagem numérica e previsão de eventos extremos.
RODRIGO LUCCI
Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, São Paulo
Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP. Atua como engenheiro na Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, focando em drenagem, manejo de águas pluviais e estudos de risco de barragens e inundações, utilizando modelagem matemática. É sócio da Lucci Engenharia e Consultoria SS e ministra cursos de modelagem hidrodinâmica com o software HEC-RAS.
RUTH ATAÍDE
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, com mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Pensamento Geográfico pela Universidade de Barcelona, a convidada é professora associada no Departamento de Arquitetura da UFRN e membro do grupo de pesquisa EcoHabitat. Sua experiência abrange planejamento ambiental e urbano, com foco em gestão, habitação social, proteção do patrimônio e vulnerabilidade socioambiental. Atualmente, atua como pesquisadora na Rede INCT/Observatório das Metrópoles.
SURESH KUMAN ROHILLA
University of Bradford, United Kingdom
Formado em gestão de águas urbanas, atua na integração de aspectos hídricos no planejamento urbano para cidades sustentáveis. Teve passagens pela International Water Association e pelo Centre for Science and Environment, onde desenvolveu mais de 200 programas de educação executiva. Sua pesquisa foca em políticas inovadoras para enfrentar desafios de água e saneamento na Índia e em outras regiões, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
TACIANA ALBUQUERQUE
Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais
Graduada em Meteorologia, possui mestrado e doutorado em Ciências Atmosféricas pelo IAG da USP, com foco em Poluição Atmosférica. É professora adjunta na UFMG, atuando no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e é membro permanente em programas de pós-graduação na UFMG e na UFES. Sua pesquisa concentra-se em qualidade do ar, controle da poluição, monitoramento atmosférico e modelagem para avaliação de poluentes em ambientes urbanos.
TAMIRES OLIVEIRA
Municipal Secretary of Green and Environment, São Paulo
Tamires Oliveira é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pela Universidade de Monterrey. Especializou-se em "Legislativo, Território e Gestão Democrática da Cidade" pela Escola do Parlamento de São Paulo. Iniciou sua carreira em 2012 na SMDU e, depois, na SVMA. Entre 2015 e 2023, ocupou cargos como Assessora Técnica, Diretora de Projetos e Coordenadora de Gestão de Parques. Foi Diretora Financeira do IAB-SP (2020-2022) e é Conselheira Fiscal na gestão 2023-2025.
VALERIA NAKAMURA
Municipal Green and Healthy Environment Program, São Paulo
Bacharel em Turismo e pós graduada em gestão ambiental é servidora pública municipal desde 2003 atuando na Secretaria Municipal de Saúde. Acompanha o desenvolvimento do PAVS desde 2009 no Município de São Paulo e é gestora regional do PAVS na Coordenadoria Regional de Saúde Leste há 8 anos.
VENERANDO AMARO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Bacharel em Geologia, mestre em Geologia Econômica e doutor em Geociências pela USP, é Professor Titular do DECAM/UFRN. Anteriormente, foi professor titular no Departamento de Geologia da UFRN e coordenador de laboratórios de geoprocessamento e de geotecnologias. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN, com ênfase em geotecnologias aplicadas, análise de riscos e monitoramento ambiental em áreas costeiras.
WILSON CABRAL
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo
Graduado em Oceanologia, mestre em Sensoriamento Remoto e doutor em Economia, é Professor Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência em gestão de recursos hídricos e economia ambiental, com foco em modelagem hidrológica, instrumentos econômicos de gestão ambiental e análise econômico-ambiental de infraestrutura. É autor do livro "Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios".
YURI GIUSTINA
Ministério das Cidades, Brasil
Graduado em Engenharia Mecânica e especializado em tratamento de resíduos, o convidado possui mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental. Atualmente, é Diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática no Ministério das Cidades. Com experiência na Agência Nacional de Águas e na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, ocupou diversos cargos no governo, incluindo Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. É também professor e palestrante nas áreas de planejamento urbano e prevenção de riscos.
ZORAIDE PESSOA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal
Doutora em Ambiente e Sociedade e professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Bolsista do CNPq, pesquisa questões socioambientais e políticas públicas, focando em gestão ambiental, mudanças climáticas e governança.